Orgulho LGBTQI+
- Un addio,Luana!
- 29 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Dia 28 de junho é celebrado de forma a representar o dia do orgulho gay!
O dia, claro, marca muito mais que dizer que você faz parte do movimento LGBTQI+ como apoiador ou formador! (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), é um dia convidativo a conhecer o por que existe essa representatividade.
Tudo ganha amplidão em um conflito entra a polícia e frequentadores de um bar em Nova Iorque. O levante que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall e ocorreu em 28 de junho de 1969, e por isso é considerado o marco zero do movimento de liberação gay e o momento em que o ativismo pelos direitos LGBTQI+ ganhou o debate público nas ruas.
ESSE DIA é para sua minoria descriminada, a razão de poderem falar, ser e estar nessa Terra que habitamos, Sim! Você consegue imaginar como deve ser terrível não ser o que você é em algum lugar? Por isso te convido a refletir por uns 30 segundos apenas sobre essa realidade. Não poder ir a um restaurante de mãos dadas, não poder dizer no seu próprio trabalho que você é casado ou casada com uma pessoa, ao fazer um passeio no parque ou ruas você é interpelado por olhares comentários ou até mesmo agressões verbais ou físicas por outras pessoas, ter todo seu esforço como adulto, pai, mãe, profissional ser apenas colocado de lado por conta da SEXUALIDADE. Eu poderia ficar falando de inúmeras situações, mas vou escolher DIZER:
Criminalização da LGBTfobia
Fim da criminalização da homossexualidade e das penas correlatas
Reconhecimento social da identidade de gênero
Fim do tratamento das identidades trans como patologias
Fim dos tratamentos de “cura gay”
Casamento civil igualitário
Permissão para casais homoafetivos adotarem crianças
Respeito à laicidade do Estado e fim da influência religiosa nos processos políticos
Políticas públicas pelo fim da discriminação
Maior representatividade da comunidade nos meios de comunicação
Todas essas são conquistas- DIREITOS - e ainda falta muito para se alcançar o respeito de uma sociedade que marca o preconceito e o ódio contra PESSOAS. Orgulho é antônimo para vergonha e é por isso que dizer que se ORGULHA é tão importante sempre.
Vigiem as saídas! Orgulho sim! Se amar sim! ser respeitado sim! e se sentir pertencente sim!

Comentários